sábado, 29 de outubro de 2011

Produções



No atendimento realizado essa semana com um aluno de 12 anos, Síndrome de Asperger, dentre as propostas oferecidas de atividades à ele, optou por massa de modelar, pois queria fazer algo que pudesse usar de sua criatividade. Representou personagens dos Pokemons. Para uma melhor conservação dos próximos trabalhos comprei massa de biscuit branca e tinta de tecido.


Adaptações curriculares na prática - II



Nas adaptações de pequeno porte optei por usar lápis jumbo (mais grossos), mas no caso dessa aluna, ela não teve força suficiente para fazer a pressão ao riscar na folha, então fiz a troca por caneta hidrocor ponta grossa.

Adaptações curriculares na prática - I


Como já relatei na postagem de adaptações curriculares estou fazendo as adaptações curriculares da aluna com Encefaliomielite Aguda Disseminada.
Nos atendimentos do AEE coloquei imã nas letras e números móveis de EVA.
No primeiro encontro com esse material fizemos atividades de sequência numérica e escrita de pequenas palavras para que ela se familiariza-se com o material.

domingo, 2 de outubro de 2011

EX - E.T.

Adaptações curriculares

Recebi uma aluna na metade de agosto com Encefalomielite Aguda Disseminada. Ela tem essa doença desde os 2 anos de idade, que atinge o sistema nervoso central. Ela não caminha, faz uso de cadeira de rodas, apresenta compromentimento motor e dificuldade na fala, mas tem o cognitivo preservado. A menina tem 6 anos e está matriculada no 1º ano.
Com sua chegada, observei-a durante um mês, conversei com a professora, família e profissionais que a atendem, para depois apontar as adaptações curriculares de pequeno e grande porte necessárias.
Grande porte ( adaptações que dependem da mantenedora):
  • mesa adaptada;
  • notebook;
  • rampa de acesso na entrada da escola e da sala de aula;
  • banheiro adaptado;
  • turma com número reduzido de alunos;
  • oferecer a professora curso de Tecnologias Assistivas;
Pequeno porte (adaptações na sala de aula):
  • usar um pedaço de antiderrapante em cima da mesa, para que os objetos não escorreguem;
  • lápis de escrever e de pintar mais grossos (jumbo ou enrolados em espuma);
  • prancha inclinada com velcro ou de metal (para imã) onde poderá usar letras e números móveis com velcro ou imã para escrever;
  • na troca do caderno sem pauta para o com pauta, solicitar a familia, que compre um caderno sem pauta e faz linhas mais grossas;
  • as folha impressas deverão ter fontes maiores e os desenhos também;
  • usar teclado colméia no computador;
  • uso do ábaco e de outros materiais para contagem;
  • sentar próxima ao quadro.
Todas essas adaptações foram pensadas para auxiliar a aluna no seu processo de ensino-aprendizagem.
Clique em adaptações curriculares de pequeno porte e de grande porte para saber mais.