Recebi uma aluna na metade de agosto com Encefalomielite Aguda Disseminada. Ela tem essa doença desde os 2 anos de idade, que atinge o sistema nervoso central. Ela não caminha, faz uso de cadeira de rodas, apresenta compromentimento motor e dificuldade na fala, mas tem o cognitivo preservado. A menina tem 6 anos e está matriculada no 1º ano.
Com sua chegada, observei-a durante um mês, conversei com a professora, família e profissionais que a atendem, para depois apontar as adaptações curriculares de pequeno e grande porte necessárias.
Grande porte ( adaptações que dependem da mantenedora):
Clique em adaptações curriculares de pequeno porte e de grande porte para saber mais.
Com sua chegada, observei-a durante um mês, conversei com a professora, família e profissionais que a atendem, para depois apontar as adaptações curriculares de pequeno e grande porte necessárias.
Grande porte ( adaptações que dependem da mantenedora):
- mesa adaptada;
- notebook;
- rampa de acesso na entrada da escola e da sala de aula;
- banheiro adaptado;
- turma com número reduzido de alunos;
- oferecer a professora curso de Tecnologias Assistivas;
- usar um pedaço de antiderrapante em cima da mesa, para que os objetos não escorreguem;
- lápis de escrever e de pintar mais grossos (jumbo ou enrolados em espuma);
- prancha inclinada com velcro ou de metal (para imã) onde poderá usar letras e números móveis com velcro ou imã para escrever;
- na troca do caderno sem pauta para o com pauta, solicitar a familia, que compre um caderno sem pauta e faz linhas mais grossas;
- as folha impressas deverão ter fontes maiores e os desenhos também;
- usar teclado colméia no computador;
- uso do ábaco e de outros materiais para contagem;
- sentar próxima ao quadro.
Clique em adaptações curriculares de pequeno porte e de grande porte para saber mais.
Parabéns Cla pelo teu trabalho! Beijinhos no coração e fica com Deus Deisi
ResponderExcluir