domingo, 2 de outubro de 2011

Adaptações curriculares

Recebi uma aluna na metade de agosto com Encefalomielite Aguda Disseminada. Ela tem essa doença desde os 2 anos de idade, que atinge o sistema nervoso central. Ela não caminha, faz uso de cadeira de rodas, apresenta compromentimento motor e dificuldade na fala, mas tem o cognitivo preservado. A menina tem 6 anos e está matriculada no 1º ano.
Com sua chegada, observei-a durante um mês, conversei com a professora, família e profissionais que a atendem, para depois apontar as adaptações curriculares de pequeno e grande porte necessárias.
Grande porte ( adaptações que dependem da mantenedora):
  • mesa adaptada;
  • notebook;
  • rampa de acesso na entrada da escola e da sala de aula;
  • banheiro adaptado;
  • turma com número reduzido de alunos;
  • oferecer a professora curso de Tecnologias Assistivas;
Pequeno porte (adaptações na sala de aula):
  • usar um pedaço de antiderrapante em cima da mesa, para que os objetos não escorreguem;
  • lápis de escrever e de pintar mais grossos (jumbo ou enrolados em espuma);
  • prancha inclinada com velcro ou de metal (para imã) onde poderá usar letras e números móveis com velcro ou imã para escrever;
  • na troca do caderno sem pauta para o com pauta, solicitar a familia, que compre um caderno sem pauta e faz linhas mais grossas;
  • as folha impressas deverão ter fontes maiores e os desenhos também;
  • usar teclado colméia no computador;
  • uso do ábaco e de outros materiais para contagem;
  • sentar próxima ao quadro.
Todas essas adaptações foram pensadas para auxiliar a aluna no seu processo de ensino-aprendizagem.
Clique em adaptações curriculares de pequeno porte e de grande porte para saber mais.


Um comentário:

  1. Parabéns Cla pelo teu trabalho! Beijinhos no coração e fica com Deus Deisi

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