segunda-feira, 12 de março de 2012

Inclusão



Assista e deixa a sua opinião.

Você não é diferente! Nós somos iguais a você!

Iniciamos o ano letivo no inicio de março recebendo uma demanda maior de alunos de inclusão, entre eles uma menina com Síndrome de Down. Segundo a professora sua adaptação está sendo muito tranquila. Na sua chegada as crianças perceberam que sua fala era um pouco diferente da deles, mas não a excluíram por isso, muito pelo contrário, começaram a falar como ela para que ela não se sentisse diferente deles. O que é a sensibilidade das crianças! Sempre nos surpreendendo! Uma aluna me disse hoje pela manhã quando visitei a sala que a colega falava japonês. Devemos aprender com as crianças, pois são elas que fazem a inclusão dar certo, no momento que acolhem um colega especial.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Inclusão de pessoas com necessidades especiaisssoas com Necessidades Esp...



Ederson Granetto entrevista Maria Cândida Soares Del-Masso, professora do Departamento de Educação Especial da Unesp ,sobre a meta 4 do Programa Nacional de Educação que trata da universalização da Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais. Programa transmitido em 20/01/2011.

Inclusão de pessoas com necessidades especiais

Ederson Granetto entrevista Maria Cândida Soares Del-Masso, professora do Departamento de Educação Especial da Unesp ,sobre a meta 4 do Programa Nacional de Educação que trata da universalização da Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais. Programa transmitido em 20/01/2011.


http://www.youtube.com/watch?v=dDWofJhXkxo

sábado, 29 de outubro de 2011

Produções



No atendimento realizado essa semana com um aluno de 12 anos, Síndrome de Asperger, dentre as propostas oferecidas de atividades à ele, optou por massa de modelar, pois queria fazer algo que pudesse usar de sua criatividade. Representou personagens dos Pokemons. Para uma melhor conservação dos próximos trabalhos comprei massa de biscuit branca e tinta de tecido.


Adaptações curriculares na prática - II



Nas adaptações de pequeno porte optei por usar lápis jumbo (mais grossos), mas no caso dessa aluna, ela não teve força suficiente para fazer a pressão ao riscar na folha, então fiz a troca por caneta hidrocor ponta grossa.

Adaptações curriculares na prática - I


Como já relatei na postagem de adaptações curriculares estou fazendo as adaptações curriculares da aluna com Encefaliomielite Aguda Disseminada.
Nos atendimentos do AEE coloquei imã nas letras e números móveis de EVA.
No primeiro encontro com esse material fizemos atividades de sequência numérica e escrita de pequenas palavras para que ela se familiariza-se com o material.