quinta-feira, 23 de junho de 2011

Inclusão para todos


Toda semana recebo alunos novos e seus pais para entrevistas.
As dúvidas são sempre as mesmas:
"Como lido com meu filho?"
"Por que a escola , professores não sabem lidar com ele também? Não foram preparados para a inclusão?"
E com essas dúvidas acompanham um sentimento de impotência, de revolta, de frustração de que só o meu filho é assim.
Incluimos essas crianças e quem inclui esses pais? Quem "cuida" deles?
A escola, a sociedade deve acolher esses pais, que foram pegos de surpresa com a situação de seus filhos.
Assim como os professores, os pais também não estão preparados para lidar com as necessidades especiais de seus filhos.
Defendo a inclusão como um processo coletivo onde a família, comunidade escolar e profissionais da saúde devem trabalhar juntos.
Segundo Mantoan (2005) os professores devem ser formados para lidar com todos os tipos de alunos, mas não é necessário que tenham uma rigorosa preparação teórica e cientifica. O que aprendem na prática , dividindo experiências, muitas vezes é muito mais valioso. Isso contribui para o estreitamento das relações entre os profissionais da educação, o que se reflete na maneira como tratam os alunos. E quando os pais (e responsáveis) também participam dos debates sobre o aprendizado e o futuro, chegamos cada vez mais perto da concretização do sonho: ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS.

Fonte: Inclusão Escolar - O que é? Por quê? Como fazer? - Maria Teresa Eglér Mantoan

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